terça-feira, 16 de junho de 2015

Venda de manual de prevenção contra incêndios é investigada no RS


Site PPCI Fácil afirma que o manual é reconhecido pela BM de Pelotas.
Procurado pela reportagem, comandante diz que não há irregularidades.


Empresários denunciaram à Defensoria Pública a venda de um manual de prevenção contra incêndios em Pelotas, na Região Sul do Rio Grande do Sul. Segundo eles, o próprio comandante dos bombeiros comercializa o material em uma página na internet administrada por ele.
O site, chamado PPCI Fácil, afirma que o manual é reconhecido pela Brigada Militar e que dúvidas podem ser tiradas com o comandante. O material custa R$ 100, mais anuidade.
Procurado pela reportagem, o comandante diz que não há irregularidades. "É uma obra técnica de minha autoria na minha área de atuação que eu domino. Não há qualquer vedação na legislação que me impeça, tanto que estou fazendo e vou continuar fazendo", diz o comandante do Corpo de Bombeiros de Pelotas, Sandro da Cunha Euzébio.
A defensoria investiga se o serviço é permitido e se os compradores do manual estão sendo priorizados na emissão dos alvarás.
"Se representar efetivamente vantagem na liberação de alvará, isso conduzirá na visão da defensoria prosseguimento do procedimento e ingresso de ação de improbidade administrativa", afirma o defensor público Igor Menini.
O chefe do 3º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, major André Silvério disse que, assim que soube da situação quando assumiu a coordenação em janeiro, a encaminhou  para avaliação do Comando Estadual dos Bombeiros.
Além do problema no manual, os empresários também reclamam da demora dos documentos. Cerca de dois mil planos de prevenção contra incêndio aguardam liberação do Corpo de Bombeiros de Pelotas desde o começo do ano.
"O documento é importante, e toda comunidade quer a segurança dos empreendimentos, não apenas a segurança burocrática dos bombeiros", diz o coordenador da Aliança Pelotas, Rodrigo Costa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário